terça-feira, 17 de agosto de 2010

MANAUS ENCOBERTA POR FUMAÇA!



MANAUS - A capital amazonense amanheceu nesta segunda-feira (16) encoberta por uma nuvem de fumaça. O fenômeno reduziu a visibilidade nos aeroportos e obrigou as aeronaves a operarem por meio de instrumentos.


Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias, a névoa que encobriu Manaus nesta manhã não é causada por queimadas no Estado. A fumaça pode ser oriunda de ventos do Centro-Oeste do País. A região atualmente sofre com incêndios de grandes proporções.

porém, o subsecretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Adilson Cordeiro, esclareceu que a nuvem de fumaça que encobre Manaus desde a última sexta-feira (13) vem de queimadas de outros estados da região Norte. Os registros de incêndios acontecem em Rondônia, no Acre e nos municípios de Apuí e Lábrea, no Sul do Amazonas.


 “Pagamos todos os anos o preço de respirar a fumaça de nossos vizinhos”, comentou Adilson, que faz o monitoramento diário da situação das queimadas, por meio de satélite.


Segundo ele, o Sul do Amazonas, mais especificamente os municípios de Lábrea e Apuí, até hoje lideram o ranking de ocorrências de grandes queimadas. Porém, perto de Manaus também estão sendo registrados focos, nos municípios de Careiro da Várzea e Autazes.


No último final de semana, a Semmas registrou oito denúncias de focos de queimada, sendo seis nas zonas Norte, Leste e Oeste, no sábado, e duas nas zonas Oeste e Norte, no domingo.O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também suspeita que a névoa possa ter vindo da região Mato Grosso e Goiás. Para o instituto, a fuligem dos incêndios na região Centro-Oeste pode percorrer grandes distâncias devido as condições secas do vento.



A fumaça apareceu 14 dias após o lançamento da Operação de Combate a Incêndio 2010. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, apesar da névoa encobrir a maior parte da cidade, nenhum incêndio de grandes proporções foi registrado nos últimos dias na capital.




No ano passado, a névoa causada pelo acúmulo de queimadas, falta de chuvas e o fenômeno de inversão térmica, intensificou problemas respiratorioas na população, além de causar ardências nos olhos, nariz e garganta dos manauaras. O ano de 2009 registrou 1055 ocorrências de incêndios.

FONTE:
 http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=110210
 http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=110171





Nenhum comentário:

Postar um comentário