quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O BRASIL DEVERIA SEGUIR O EXEMPLOS DOS EUA

Na última terça-feira além de renovar o Congresso americano, os eleitores de 36 estados americanos participaram de 155 referendos estaduais. A maior parte se referia a impostos, orçamentos estaduais ou administração local. Alguns, no entanto, eram mais polêmicos, como a legalização da maconha e a proibição da lei islâmica em tribunais, a criação de uma comissão para examinar a existência de extraterrestres (ETs), e a revogação de uma lei climática estadual.
Eu particularmente acho que o Brasil deveria seguir o exemplo dos norte-americanos, e assim, fazer consultas regularmente à população paralelamente às eleições. Com isso, os gastos seriam muito pequenos e certamente a consulta ao povo através de plesbiscito ou referendo melhoraria significativamente a forma de governar, a vida das pessoas. Pois assim, saberíamos de imediato as necessidades, opiniões do povo brasileiro.
Um referendo ou plebiscito paralelo às eleições não seria tão oneroso como foi aquele plebiscito sobre legalização das armas que aconteceu em 2005 no Brasil. Os gastos nessa consulta foram imensos, foi necessário toda uma logística. E por que não consultar o povo na época das eleições???
Fiquei feliz em saber que o Estado Brasileiro já avançou um passo em relação a isto: os eleitores do Acre participaram do referendo que ocorreu no mesmo dia do segundo turno das Eleições 2010 e tiveram de responder a seguinte questão: "Você é a favor da recente alteração do horário legal promovida no seu estado?"
Os acreanos foram contra essa alteração e conseqüentemente essa lei será revogada.
Portanto, é dessa forma que o Brasil caminhará rumo a um país mais democrático e próspero.



Nenhum comentário:

Postar um comentário