quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ministro é destacado para resolver ‘apagões’ em Manaus

Brasília - O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou nesta terça-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, a resolver os problemas de energia elétrica em Manaus, que sofre com ‘apagões’ diariamente. O ministro chega hoje a Manaus para tratar do problema com o governador Omar Aziz e o prefeito Amazonino Mendes.

Padilha deu a informação após o café da manhã, no Palácio da Alvorada nesta terça-feira, em Brasília, que reuniu os aliados eleitos no primeiro turno e que deverão ajudar a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), na campanha do segundo turno.

De acordo com Padilha, num encontro reservado, o governador Omar Aziz (PMDB) e os senadores eleitos Eduardo Braga (PMDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) relataram os problemas na cidade e pediram que o presidente intercedesse por uma solução.

“O governador Omar Aziz nos trouxe uma informação importante em relação ao diagnóstico que o Estado faz de qual é o motivo desses problemas na transmissão de energia na cidade de Manaus. Essa informação foi passada ao ministro de Minas e Energia e ele vai tomar uma providência de imediato”, disse Padilha, sem informar os motivos.

Omar, Braga e Vanessa saíram da reunião sem dar entrevista. A Agência de Comunicação do Estado (Agecom) informou que eles cobraram uma resposta enfática para a questão da energia no Estado. “Expusemos a situação grave que estamos vivendo no Amazonas, as dificuldades que temos experimentado e esperamos de Lula uma resposta o mais breve possível”, disse o governador.

Na última segunda-feira, no intervalo da reunião com a candidata Dilma, num hotel em Brasília, Braga avaliou que um dos fatores que contribuíram para os votos terem migrado para a candidata Marina Silva (PV), em Manaus, foram os problemas de energia elétrica.

No dia 1º de outubro, um temporal causou estragos nas zonas oeste e centro-oeste de Manaus e deixou mais de 150 mil pessoas sem energia elétrica. Em alguns bairros, o fornecimento só retornou no sábado.

Ainda na segunda-feira, Omar, Braga e Vanessa se reuniram reservadamente com Dilma e pediram um compromisso claro com os projetos do Amazonas e a presença da petista no Estado no segundo turno.

Segundo a Agecom, a candidata se comprometeu em prorrogar os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) e ampliar os benefícios para a Região Metropolitana, incentivar o polo de exploração da silvinita, os investimentos em infraestrutura no Estado e, ainda, as obras da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Para o governador Omar Aziz, há vários compromissos assumidos por ele durante a campanha e que precisam ser cumpridos nesses quatro anos de mandato e por isso é importante garantir o apoio da candidata, caso ela seja eleita. “O povo me elegeu na perspectiva de que eu vá cumprir tudo isso. Se eu não cumprir, aí vai dizer não, você é um mentiroso”, disse ele, na última segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário