sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tornado causa destruição em Manaus


Um forte vendaval de aproximadamente três minutos atingiu os bairros Alvorada e Nova Esperança (Zona Oeste de Manaus), por volta de 14h40 desta quinta-feira (14), e destruiu construções por onde passou. A tempestade levou telhados e derrubou árvores.

Apesar das imagens, especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) ainda não afirmam que o ocorrido pode ser classificado como um tornado. As imagens de satélite que poderiam confirmar o fato, oriundas da divisão de meteorologia do Sipam, não puderam ser consultadas porque os equipamentos do órgão estavam sob manutenção. A princípio, o que ocorreu foram apenas fortes rajadas de vento.

Prejuízos
O galpão da empresa fabricante de tubos de PVC e fios eléticos Nortplast foi completamente destruído. Toda a estrutura foi abaixo com a passagem do vendaval.

Pedaços de telhas – levados por um redemoinho – atingiram alguns alunos da Fundação Bradesco enquanto estes faziam picnic na área externa da escola, em comemoração ao Dia das Crianças.

No Pró-Menor Dom Bosco, os prejuízos são da ordem de R$ 350 mil, informou o administrador do local, Inácio Guedes. Ele contou que, durante o temporal, vários representantes do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil realizavam uma reunião no auditório do lugar e viram o telhado levantar voo. “Só fizemos rezar para que nada de mais grave acontecesse”, afirmou Inácio.

O administrador disse que o temporal provocou prejuízos em oficinas e salas de aula. “Tivemos computadores, máquinas e oficinas avariadas”, afirmou. Inácio contou também que a estrutura do Pró-Menor foi severamente danificada, com problemas nos telhados, forros, na rede de energia elétrica e nos portões. “Creio que vamos ter que parar nossas atividades por um mês para recuperar todas as instalações e equipamentos”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário